Canoas – Uma cidade em crescimento

O sonho de muitas pessoas é morar em uma cidade que dê acesso a todos os tipos de serviços. Além disso, o local precisa ter produtividade, pois não se mora em uma cidade apenas pela beleza dela, mas sim porque ali há oportunidades. É por isso que muita gente acaba indo parar em capitais, mas isso não significa que esses locais sejam os melhores possíveis.

A solução pode ser mais simples do que parece. Para quem precisa frequentar diariamente uma metrópole, as cidades da região são a saída. Canoas, no Rio Grande do Sul, é o exemplo de cidade para quem quer relaxar, ao mesmo tempo em que deseja ficar próximo de um grande centro urbano.

A uma distância de apenas 13 km da região central de Porto Alegre, os moradores de Canoas muitas vezes têm acesso ao centro de Porto Alegre de forma mais rápida do que parte dos residentes da capital. Esse não é o único motivo, porém, para morar no município.

Canoas, uma cidade em crescimento

Com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) na casa dos 0,750 – considerado alto –, a cidade vem crescendo bastante. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada é de 344.957 habitantes e o município é caracterizado como de médio porte.

Nos últimos anos, as cidades de médio porte foram as que mais cresceram no país. São aquelas de 100 mil a 500 mil habitantes, como é o caso de Canoas. Municípios com este perfil têm recebido investimentos tanto privados quanto públicos, com construção de instituições de ensino, estabelecimentos comerciais, residências e shoppings centers.

Em Canoas, o índice educacional sai na frente. De acordo com o IBGE, 95,9% das crianças de seis a 14 anos estão na escola, o que representa um avanço. A cidade também está em um polo universitário e, próximas ao município, existem cinco universidades, que propiciam conhecimento à população.
Além dessa característica, o município é muito acolhedor – isso porque a população é formada por diversos imigrantes, tais como italianos, ucranianos, árabes e portugueses. Na década de 1950, populações que viviam na região também se mudaram para Canoas, em busca de trabalho e moradia.

A economia do município é bem desenvolvida e, todos os anos, o Produto Interno Bruto (PIB) fica entre os cinco maiores do Rio Grande do Sul. A base econômica é sustentada pela indústria, em primeiro lugar, seguida pelo comércio e serviços.

Com uma economia forte, Canoas possui ótima localização na região metropolitana de Porto Alegre, com proximidade a outros importantes centros econômicos, tais como São Leopoldo, Novo Hamburgo, Esteio e Sapucaia do Sul. Esses municípios são conectados por um sistema de transporte público ferroviário que percorre 42,8 km em toda a região, a Linha 1 da Trensurb. Portanto, morando em Canoas é possível percorrer todos esses centros pagando apenas R$ 3,30 de passagem.

As áreas de lazer são um incentivo a mais para quem ainda está em dúvida com a mudança. No total, são 113 praças públicas, além de outros espaços públicos para práticas de atividades de lazer. Como exemplo, há os parques Eduardo Gomes e Getúlio Vargas. Os locais servem para caminhada, esportes e atividades artísticas.

O Parque Getúlio Vargas foi revitalizado em 2016 e possui uma nova área de vegetação nativa, que conta com orquidário, anfiteatro, área de ginástica com vista para o lago artificial e esplanada de acesso ao espelho d’água. Sem contar, é claro, o ParkShopping Canoas, inaugurado ao lado do Parque Getúlio Vargas e que está interligado ao espaço de vegetação por meio de uma passarela.

Como o município está em desenvolvimento, novos empreendimentos farão parte do visual da cidade, movimentando a economia e gerando emprego. Isso é mais um incentivo para quem procura uma região em crescimento para viver.

Clique nos links abaixo e acesse as melhores ofertas de imóveis em Canos.

Imóveis para comprar

Imóveis pra alugar

Deixe um comentário