Como otimizar a administração do seu condomínio

Administrar de forma adequada um condomínio é uma atividade que não impacta apenas na convivência dos moradores. Esta atividade se relaciona também à boa utilização de recursos, conservação da estrutura, assim como às questões tributárias e jurídicas.

É por isso que em muitos casos há preferência pela contratação de administradoras para lidar com estas questões. A seguir, descrevemos por que uma boa gestão é importante para os condomínios.

Primeiro, é importante entender qual a relação que será estabelecida entre a administradora e o síndico. Ela será a responsável por fornecer um suporte técnico que facilite as suas atividades.

Portanto, questões de ordem jurídica, financeira e burocrática estarão na alçada da administradora. Será ela a responsável por controlar folha de pagamento de eventuais funcionários, por exemplo, além de organizar contas e emitir boletos.

A partir deste entendimento, podemos começar a destacar os benefícios de uma boa gestão de condomínios. Em um nível mais básico esta atividade garante uma melhoria na relação estabelecida com os moradores. Um fator que tende a reduzir a inadimplência. Seja pelo aumento de assiduidade nos pagamentos em razão dos condôminos estarem satisfeitos, ou por negociações para as dívidas.

O trabalho da administração competente também inclui a conscientização dos residentes com relação à importância de se pagarem as contas. Vale lembrar ainda que cabe à gestão moderar conflitos – não importa se entre moradores, ou destes para com o condomínio. Novamente, a administradora é uma alternativa vantajosa por apresentar bom respaldo jurídico.

Da mesma forma este papel irá se estender para a relação com os fornecedores. Se por alguma razão os serviços contratados não forem cumpridos, a administradora deve resolver por via judicial a questão. Na ausência desta assessoria especializada a solução de divergência é mais complicada, por vezes arrastando-se por longo tempo.

Por que uma boa gestão é importante para os condomínios: melhor uso de recursos e valorização patrimonial

Se há algo que aborrece os moradores é constatar que os valores pagos ao condomínio estão sendo mal utilizados. Este é outro problema a ser evitado por uma boa gestão. Isso acontece porque dentre os seus pilares devem estar o planejamento tributário e financeiro.

O papel aqui é equilibrar as contas de modo que os moradores recebam serviços mais qualificados. Além, é claro, de se garantir que todos os impostos sejam pagos, enquanto mantém-se uma boa manutenção da propriedade.

Por isso é indispensável que exista transparência por parte da administração. Os condôminos precisam saber o quanto é gasto neste processo e quais os benefícios que eles recebem em troca. Vale lembrar que tudo isto poderá resultar em valorização patrimonial. Em primeiro lugar, porque aumenta a taxa de ocupação. Afinal, os moradores valorizam muito mais os locais cuja estrutura administrativa é sólida.

Resumindo o que dissemos até aqui, fica claro por que uma boa gestão é importante para os condomínios. A saber: há uma relação melhor com os inquilinos, o que diminui a inadimplência e os conflitos. Estes últimos quando ocorrem têm bom suporte jurídico para serem resolvidos com agilidade.

No mais, ao administrar bem as contas e trabalhar de modo transparente, a gestão economiza recursos e deixa os moradores satisfeitos. Todas estas vantagens concorrem para que aconteça a valorização dos imóveis.

Agora você já sabe porque é tão importante contar com uma administradora para a gestão de condomínios. Confira nossos serviços e experimente nosso padrão de gestão condominial. Acessar.

Deixe um comentário