Cuidados com a comida em tempos de pandemia

A COVID-19 já mudou vários de nossos costumes. Mas ainda é tudo novidade e muitas dúvidas surgem em nosso dia a dia. Principalmente quando o assunto é a alimentação! 

O vírus pode ser transmitido pela comida? É seguro pedir comida pelos aplicativos de entrega? Como proceder ao ir no mercado? Enfim… diversas dúvidas que passam pela nossa cabeça nessas horas não é mesmo? 

Para isso, resumimos aqui no post tudo que você precisa saber sobre os cuidados com a comida em tempos de pandemia. Confira:

Primeiramente, conforme a OMS relata, não há evidências de que a COVID-19 seja transmitida através do consumo de alimentos. Porém, isso não significa que o vírus não possa estar presente em embalagens, por exemplo. 

INDO ÀS COMPRAS

Antes de sair de casa, coloque sua máscara e lembre de levar o álcool gel 

Não abra mão da distância mínima de 2 metros entre você e as outras pessoas e faça uso do álcool em gel depois de manusear os produtos no mercado.

Durante a pandemia, tem aumentado muito o consumo de produtos ultraprocessados, já que eles podem ser comprados em maiores quantidades sem risco de estragar rapidamente. Cuidado! 

É possível manter uma alimentação adequada e saudável, composta por alimentos de verdade, de maneira fácil e prática. E neste momento, o mais importante é cuidarmos da saúde, ingerindo nutrientes que vão ajudar com nossa imunidade.

AO CHEGAR EM CASA

Estudos recentes mostraram que o Covid-19 pode permanecer em superfícies ou objetos por até 72 horas. Por isso é importantíssimo higienizar tudo antes de guardar. 

Nas embalagens de plástico ou papelão você pode borrifar álcool 70% e passar um paninho. Latas, garrafas e embalagens mais resistentes você pode lavar com água e sabão mesmo. 

A maior dúvida é em relação aos hortifrutis. Como higienizá-los da forma certa para prevenir o Coronavírus? 

  • Legumes e Frutas: lave bem sob água corrente com uma escovinha para legumes e leve para o banho na tigela, com água sanitária de sua preferência. Aguarde de 10 a 15 minutos e tire os legumes da tigela, enxague bem, seque e guarde.
  • Caso especial – Banana: Com as bananas ainda na penca (para ficar mais fácil corte a penca em porções), passe sob água ou até lave com água e sabão. Mas muito cuidado para não soltar as bananas do cacho.
  • Ovos: retire da embalagem do supermercado e transfira para um porta-ovos, tigela ou pote. Armazene nas prateleiras (e não na porta) da geladeira – quanto menos oscilação de temperatura melhor. Lave os ovos sob água corrente apenas na hora de usar, seja qual for o método de preparo.

Higiene da Cozinha

  • Pia e a bancada de trabalho: lave com água e sabão (você pode até separar uma buchinha só para isso). E quando a compra do supermercado ou da feira chegar, arrume tudo e depois lave as superfícies de trabalho com água e sabão de novo.
  • Bucha de lavar louça: após cada lavagem, retire qualquer pedaço de alimento da bucha, lave com o detergente, enxague e retire bem a água. E lembre-se de trocar a bucha regularmente.
  • Tábua e facas: lave com água e sabão. É sempre bom reforçar que depois que você cortar carnes cruas deve lavar a faca e a tábua de novo.

Estas foram algumas dicas para você começar já a praticar em sua rotina. Estas pequenas atitudes tem o poder de prevenir a transmissão do Coronavírus e diversas outras doenças. Esperamos que tenha gostado, até a próxima!

Deixe um comentário